Reabilitação Oral

Serviços » Reabilitação Oral

Casos Reabilitação Oral

O termo reabilitação oral envolve uma série de procedimentos, mais ou menos extensos, que visam restaurar a função e/ou a estética de um sorriso.

A extensão da intervenção pode ir desde a substituição de um ou vários dentes, melhorias estéticas em determinados setores, a reabilitações totais de uma ou das duas arcadas sobre dentes naturais ou implantes.

Se tem falta de dentes, é portador de próteses removíveis (dentaduras) e quer uma solução fixa, se sente que não mastiga bem os alimentos e de uma forma geral está descontente com o seu sorriso então a reabilitação oral é para si.

Para solucionarmos estes casos recorremos normalmente a várias técnicas em conjunto e que podem envolver: Endodontia, Dentisteria, Facetas de Cerâmica, Implantes, prótese fixa sobre dentes naturais ou implantes

Excelência, rigor técnico e experiência caracteriza o meu trabalho.

À medida que avançamos na complexidade dos tratamentos a experiência, o rigor técnico e a escolha dos melhores materiais tornam-se cada vez mais importantes.

Tenho mais de 30 anos de experiência de prática clínica apoiados por uma formação sólida em estomatologia e cirurgia Maxilofacial e muitas mudanças sorriso e reabilitações orais efectuadas.

Na área da Implantologia, fundamental na Reabilitação Oral, a minha experiência é extensa. Um factor que me diferencia de outros profissionais é a minha filosofia de preservação do dente natural, reservando os implantes para os casos em que este já não pode ser salvo, já que o dente é o melhor implante do mundo. A par disso a escolha dos materiais que uso e dos laboratórios de prótese dentária com que trabalho foi feita por critérios de excelência.

Perguntas sobre Reabilitação Oral

Estou farto de ter problemas com os dentes! Posso tirar os dentes todos e colocar implantes de preferência com anestesia geral?

Infelizmente oiço isto com imensa frequência.. Há um marketing agressivo que faz as pessoas pensarem que ter dentes fixos assentes sobre 4 ou mais implantes por arcada dentária é melhor que os seus dentes naturais.

Sou completamente contra este tipo de abordagem, que reservo, como disse, para os casos em que o paciente chega até mim sem dentes ou em que os dentes que tem não podem de forma alguma ser aproveitados.

o que é a técnica All on Four?

É uma técnica muito usada e publicitada em que a reposição de toda uma arcada dentária é assente sobre quatro implantes. Tento sempre colocar no mínimo seis implantes por Arcada o que dá muito mais segurança do que quatro implantes, principalmente no maxilar superior onde o osso normalmente tem menor densidade e tem que aguentar mais impacto na mastigação.

Tenho Bruxismo os meus dentes estão muito curtos / O que posso fazer?

Nos pacientes com Bruxismo (hábito hábito de ranger os dentes à noite) a perda de estrutura dentária pode ser muito grande, começando normalmente por envolver só os dentes da frente e depois alargando-se aos setores posteriores. Nestes casos a extensão da intervenção dependerá do número de dentes envolvidos.

Graças às técnicas de adesão dentária podemos repor toda a estrutura dentária perdida com o facetas e overlays de cerâmica restaurando o tamanho original dos dentes e a dimensão vertical e devolvendo a estética da Juventude ao paciente.

Após este procedimento os pacientes deverão dormir com um Night-Guard, uma placa de acrílico que é interposta entre os dentes de forma a impedir o desgaste destes, já que o Bruxismo é algo automático que o paciente não pode controlar e que irá continuar.

Qual o custo de uma reabilitação oral?

É completamente impossível dar um valor, a não ser que usemos o mesmo modelo de Reabilitação para todos os pacientes, independentemente do que é que é melhor para cada um.

Antes de começar a intervenção cada paciente sabe exatamente o quanto e quando vai pagar. O custo da avaliação inicial é de €60 e envolve observação, radiografias, fotografias e elaboração de um plano de tratamento e orçamento que eu própria apresento e explico a cada paciente.

Posso substituir todos os meus dentes por implantes?

Pode mas não deve, a não ser que já não haja nada a fazer pelos seus dentes e que eles já não estejam em condições de ser uma boa base para uma reabilitação fixa sobre dentes.

Por outro lado quando um dente está perdido o ideal é que ele seja substituído imediatamente, logo após a extração, por um implante, de forma a que a perda óssea que sempre se dá após uma extração dentária seja menor.

Há alguma solução intermédia entre uma prótese total removível e uma prótese fixa sobre implantes?

A diferença de preços entre uma Prótese Total Acrílica e uma Reabilitação Fixa sobre Implantes é enorme.

Existe uma solução mista para os pacientes para quem a solução fixa está fora de questão.

Consiste na colocação de dois implantes por maxilar, que vão suportar dois attachments que encaixam na prótese removível dando-lhe muito maior estabilidade e maior segurança para o paciente.

Esta solução é obviamente muito mais barata que a reabilitação fixa total sobre implantes e, não sendo a mesma coisa, resolve o problema da mobilidade da prótese.