Facetas – Lifting do sorriso

Serviços » Facetas – Lifting do sorriso
Clínica dentária em Lisboa Dra.Paula Sequeiros especialista em Estomatologia, Implantes Dentários, Endodontia Ortodontia, Branqueamento, Protese dentaria fixa e removível

Casos Facetas – Lifting do sorriso

Já não precisa de esconder o seu sorriso por falta de confiança devida a alterações de cor, espaços inestéticos entre os dentes, pequenas fracturas, apinhamento dentário, etc.

Existe uma forma de corrigir todos esses factores, com desgastes dentários mínimos ou inexistentes e com resultados altamente estéticos e duradouros.

É fundamentalmente a experiência, o rigor e a paixão que pomos em cada caso. Quando falamos de Facetas estamos a falar de um verdadeiro trabalho de equipe com dois intervenientes da maior importância: o dentista e o técnico de laboratório, o ceramista.

O dentista deverá ter uma formação específica em Dentisteria cosmética e nas técnicas de adesão dentária, além de um forte sentido estético que lhe permita planear bem os casos.

Comecei a minha formação nesta área há cerca de 20 anos, no consultório do doutor Larry Rosenthal em Nova Iorque. Desde aí, para além de nunca ter deixado de ir periodicamente a formações, tenho centenas de Facetas cimentadas e mudanças sorriso concretizadas que com muito gosto partilho com as fotos de antes e depois que podem ver clicando aqui.

Quanto ao ceramista tive a sorte, feita a custa de muita procura, de encontrar um técnico com quem trabalho há cerca de 10 anos e que é um verdadeiro artista, juntos já conseguimos mudar muitos sorrisos.

Perguntas sobre Facetas – Lifting do sorriso

O que são as Facetas?

As Facetas de Cerâmica são o tratamento estético por excelência da Dentisteria Cosmética. 

Consistem em finas películas, tipo lentes de contacto de porcelana, colocadas na parte da frente dos dentes da zona estética e que, por serem rigorosamente iguais ao esmalte dentário, conseguem um resultado altamente natural. 

Quais as Vantagens de colocar Facetas?

  • Serem um tratamento muito pouco invasivo já que necessitam de desgastes dentários mínimos e só pela parte da frente do dente.
  • Em alguns casos pode-se mesmo fazer sem desgastes dentários
  • Naturalidade dos resultados
  • Longevidade do tratamento

Quais os motivos para usar Facetas?

  • Rejuvenescimento do Sorriso (Smile Lift) corrigindo alterações de cor, fracturas, desgastes dentários, espaços inestéticos entre os dentes, etc..
  • Alteração da forma e tamanho dos dentes.
  • Alinhar dentes apinhados sem Aparelho, etc..

Estão as Facetas indicadas para o meu caso?

Só um dentista com experiência na área de Dentisteria Cosmética lhe poderá responder a esta questão: após análise do seu caso vai determinar se é um bom candidato para Facetas e qual o número de Facetas necessárias para atingir os objectivos. Podem ir desde duas Facetas nos incisivos centrais, o Mini-Lifting do sorriso, a quatro ou seis Facetas até dez Facetas de segundo pré-molar a segundo pré-molar, envolvendo todos os dentes visíveis no sorriso.

Quantas Facetas são precisas para o meu caso?

Na grande maioria dos casos colocamos as Facetas no maxilar superior que é o mais visível no sorriso. 

O número de Facetas a colocar é muito variável : pode simplesmente abranger os dois incisivos centrais, os quatro incisivos, o bloco de canino a canino (seis Facetas) ou todos os dentes visíveis no sorriso de segundo pré-molar a segundo pré-molar (10 Facetas o clássico Lifting do sorriso). 

Faço muitos casos apenas com duas ou quatro Facetas e consigo ótimos resultados associando a este procedimento um branqueamento dentário dos restantes dentes pode ver muitos casos no link abaixo.

Colocação de Facetas passo a passo?

  1. Após elaboração de um plano tratamento, em que se definirá o número de Facetas a colocar e quais os dentes abrangidos, tiram-se os primeiros moldes para que o laboratório possa fazer as Facetas provisórias. (Já com a forma idealizada e que nos vão indicar como esta resulta na boca do paciente).
  2. Numa consulta subsequente o dentista fará pequenos desgastes na parte da frente do dente (que são guiados pelo planeamento feito com os provisórios).
  3. Faz os moldes definitivos, coloca os provisórios e o trabalho segue novamente para o laboratório para o ceramista executar as Facetas.
  4. Entretanto o paciente já sai do consultório com um sorriso diferente com as Facetas provisórias. Esta fase é a mais frágil de todo processo já que com as Facetas provisórias tem que se ter cuidados redobrados com a alimentação para estas não caírem ou partirem já que são muito mais frágeis que as definitivas.
  5. Cerca de 3 semanas a 1 mês depois, marca a consulta de colocação das Facetas definitivas. Começa-se por ver se está tudo bem e, caso não seja necessário nenhuma alteração, procede- se à adesão das Facetas de Cerâmica ao dente natural.
  6. Cerca de 2 semanas depois marca-se uma consulta para fazer as fotos finais e realizar pequenos ajustes caso seja necessário.

Qual é a duração das Facetas?

A vida média das Facetas rondará os 10 anos. No entanto, desde que corretamente executadas e com cuidados de higiene Oral e comparência às revisões por parte do paciente, esta sobrevida poderá ser de 15 a 20 anos. 

A razão para substituir as Facetas são os processos de erosão e pequenas fracturas, que ocorrem nos dentes naturais, e que também podem ocorrer com Facetas ditando a sua substituição.

As Facetas estragam os dentes?

As Facetas são um tratamento irreversível que de forma alguma estragam os dentes. Os desgastes dentários são mínimos e por vezes mesmo inexistentes, por isso são muito mais “amigas” dos dentes que as outras técnicas de prótese fixa tradicional, como por exemplo as Coroas. 

No caso de dentes muito desgastados pela idade ou por hábitos como o Bruxismo (ranger os dentes à noite) as Facetas não só não estragam os dentes como os protegem repondo em Cerâmica o esmalte que foi desgastado e tornando os dentes mais resistentes.

Que cuidados devo ter na manutenção das Facetas?

Após o fim do tratamento os cuidados a ter são basicamente os indicados para os dentes naturais isto é: 

  • Uma boa higiene oral com remoção eficaz da placa bacteriana conseguida com uma boa técnica de escovagem e o uso do fio dental.
  • Regras de bom senso: com as Facetas pode fazer basicamente tudo o que faz com os seus dentes naturais. O que costumo dizer aos meus pacientes é que não devem fazer “Bricolage” com as Facetas (partir coisas com os dentes, tentar abrir algo com os dentes) o que pode provocar pequenas fracturas tanto nos dentes naturais como nas Facetas.
  • No caso dos pacientes com Bruxismo (hábito de ranger os dentes à noite) o uso de um Night- Guard é obrigatório (goteira de acrílico de protecção dos dentes usada durante a noite).

As Facetas podem cair?

Apesar de ser muitíssimo raro as Facetas podem descolar-se e terá de se deslocar ao consultório para serem novamente coladas ao seu dente. 

Este facto é, no entanto, bastante raro e caso aconteça com muita frequência, é porque o dentista não aplica as técnicas de adesão dentária corretamente.