Ortodontia

Serviços » Ortodontia
ortodoncia

A importância de ter dentes direitos não é apenas estética mas também melhora a higiene, a capacidade de mastigação e até mesmo a postura corporal.

A Ortodontia é uma área especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento das maloclusões dentárias e esqueléticas (ósseas).

Existem atualmente vários tipos de abordagens:

Ortodontia Interceptiva

Realizada precocemente em crianças visando detetar e corrigir alterações de todo o aparelho estomatognático (ossos, músculos e dentes) impedido assim que evolua para situações mais graves.

Ortodontia convencional

São os clássicos aparelhos fixos que podem ter brackets metálicos ou de cerâmica (estéticos).

Damon System

Com este tipo de brackets os tratamentos tornam-se mais rápidos confortáveis e na maioria das vezes evitam fazer extrações dentárias. Também aqui os brackets podem ser metálicos ou cerâmicos (estéticos).

Esta área de Ortodontia na nossa clínica, é feita por uma especialista da mesma, uma Ortodoncista, com formação e prática para fazer o diagnóstico e aconselhar e colocar o tipo de tratamento mais indicado para si.

Numa área em constante evolução como esta e com várias opções de tratamento é importante ser feita por um especialista e não por um dentista generalista que era o que acontecia no passado.

Perguntas sobre Ortodontia

Qual é a diferença entre um Dentista e um Ortodontista?

Um dentista é semelhante ao seu médico de Medicina Geral, um Ortodontista é o especialista que tem uma formação extra de +2 ou três anos dentro desta área por isso é a pessoa indicada para escolher executar o melhor plano de tratamento para si.

Porque é que o tratamento Ortodôntico é tão importante?

Dentes tortos e apinhados são difíceis de limpar e manter, uma má mordida (forma como os dentes encaixam uns nos outros) pode causar um desgaste anormal das superfícies dentárias dificuldade em mastigar e ou falar, dores nas articulações temporo-mandibulares, etc.

Sem tratamento muitos problemas vão ficando pior e vão requerer tratamentos adicionais mais tarde na vida.

Qual é o custo do tratamento Ortodôntico?

É variável e depende de muitos fatores incluindo a severidade dos casos, o tipo de aparelho usado e a duração do tratamento. Após avaliação ser-lhe-á dado um plano de tratamento com o respetivo orçamento e previsibilidade duração do tratamento

Posso corrigir dentes tortos sem usar aparelho? Em alguns casos em adultos já podemos resolver casos de dentes tortos ou espaçados sem usar aparelho e com uso de facetas de cerâmica. Leia o nosso artigo sobre o tema e veja vários exemplos.

Qual é a melhor idade para ver um Ortodontista?

Se está interessado em melhorar a aparência do seu sorriso então qualquer idade é indicada para ver um Ortodontista. As crianças poderão ser encaminhadas para uma primeira consulta a partir dos 7 anos.

Como é que eu posso saber se o meu filho precisa de tratamento Ortodôntico?

É normalmente difícil para um leigo determinar se o tratamento é necessário ou não porque há muitos problemas que podem ocorrer apesar dos dentes da frente aparentarem estar direitos, por outro lado

também alguns problemas que aparentam ser bastante complicados e precisar de um aparelho acabam por se resolver por si próprios e não precisar de tratamento.

Porque é que uma criança deve ter um check-up Ortodôntico inicial?

Por volta dos sete anos a criança deve ser vista por um Ortodontista que vai controlar tanto o crescimento dos maxilares como a posição dos dentes e ver se será necessário fazer algum tipo de tratamento no futuro. As crianças que tiverem indicação começarão o tratamento entre as idades dos 9 e14 anos.

Pode haver correções Ortodônticas a fazer na dentição de leite?

Sim, alguns problemas Ortodônticos requerem uma intervenção precoce. Se não for o caso o Ortodontista ir a segui-lo e iniciar o tratamento quando for conveniente

Durante quanto tempo terei de usar um aparelho fixo?

Isto depende obviamente dos casos e dos tipos de aparelhos selecionados sendo que hoje em dia há aparelhos que encurtam este tempo. Geralmente o tratamento dura entre 12 a 30 meses e varia com a complexidade dos casos expectativas do paciente.

O que é que são as fases um e dois do tratamento Ortodôntico?

Fase um ou tratamento Interceptivo Dirigido a detectar e tratar alterações ortodônticas moderadas a severas em pacientes jovens, criando condições mais favoráveis para a segunda fase do tratamento.

A fase um aproveita o rápido ritmo de crescimento das idades mais jovens para transformar um problema Ortodôntico difícil de resolver num de mais fácil tratamento, podendo por exemplo eliminar a necessidade de extrações dentárias ou mesmo cirurgia do maxilar e encurtar o tempo de duração da fase dois.

Esta fase começa normalmente por volta dos 8-9 anos.

Fase dois começa quando todos os dentes permanentes já estão erupcionados e dura normalmente cerca de 18 meses

O Aparelho Fixo (brackets) dói?

O tratamento Ortodôntico evoluiu bastante nos últimos anos, as novas tecnologias permitem-nos usar forças mais fracas para movimentar os dentes durante um período mais curto de tempo. O expectável é que tenha os seus dentes ligeiramente sensíveis por alguns dias após a colocação do aparelho e após cada ajuste sendo que esta sensibilidade passa com o analgésico vulgar tipo paracetamol. Os brackets hoje em dia são mais pequenos, mais confortáveis e usam uma tecnologia que reduz o desconforto.

Durante quanto tempo tenho que usar contenções após o tratamento?

É aconselhável usar os contenções quer removíveis quer fixas para manter os seus dentes no lugar após o tratamento Ortodôntico (os dentes tem memória e sem esta contenção eles podem movimentar-se procurando a posição inicial).

Enquanto estou com o aparelho preciso de continuar a ir ao meu dentista?

Sim é necessário no mínimo uma consulta anual de revisão e duas consultas de higiene oral

Como é que eu posso prevenir caries e manchas brancas dos meus dentes durante o tratamento?

Escovar sempre os dentes após cada refeição com uma pasta com flúor e usar o fio dental pelo menos uma vez por dia. Durante o tratamento tentar evitar alimentos com muito açúcar.