Ortodontia

Serviços » Ortodontia

A importância de ter dentes direitos não é apenas estética mas também melhora a higiene, a capacidade de mastigação e até mesmo a postura corporal.

A Ortodontia é uma área especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento das maloclusões dentárias e esqueléticas (ósseas).

Existem atualmente vários tipos de abordagens:

  • Ortodontia Interceptiva
    Realizada precocemente em crianças visando detetar e corrigir alterações de todo o aparelho estomatognático (ossos, músculos e dentes) impedido assim que evolua para situações mais graves.
  • Ortodontia convencional
    São os clássicos aparelhos fixos que podem ter brackets metálicos ou de cerâmica (estéticos).
  • Ortodontia com aparelhos autoligáveis Damon System
    Com este tipo de brackets os tratamentos tornam-se mais rápidos confortáveis e na maioria das vezes evitam fazer extrações dentárias. Também aqui os brackets podem ser metálicos ou cerâmicos (estéticos).

Esta área de Ortodontia na nossa clínica, é feita por uma especialista da mesma, uma Ortodoncista, com formação e prática para fazer o diagnóstico e aconselhar e colocar o tipo de tratamento mais indicado para si. Numa área em constante evolução como esta e com várias opções de tratamento é importante ser feita por um especialista e não por um dentista generalista que era o que acontecia no passado.

Perguntas sobre Ortodontia

Qual é a diferença entre um Dentista e um Ortodontista?

Um dentista é semelhante ao seu médico de Medicina Geral, um Ortodontista é o especialista que tem uma formação extra de +2 ou três anos dentro desta área por isso é a pessoa indicada para escolher executar o melhor plano de tratamento para si.

Porque é que o tratamento Ortodôntico é tão importante?

Dentes tortos e apinhados são difíceis de limpar e manter, uma má mordida (forma como os dentes encaixam uns nos outros) pode causar um desgaste anormal das superfícies dentárias dificuldade em mastigar e ou falar, dores nas articulações temporo-mandibulares, etc.

Sem tratamento muitos problemas vão ficando pior e vão requerer tratamentos adicionais mais tarde na vida.

Qual é o custo do tratamento Ortodôntico?

É variável e depende de muitos fatores incluindo a severidade dos casos, o tipo de aparelho usado e a duração do tratamento. Após avaliação ser-lhe-á dado um plano de tratamento com o respetivo orçamento e previsibilidade duração do tratamento

Posso corrigir dentes tortos sem usar aparelho? Em alguns casos em adultos já podemos resolver casos de dentes tortos ou espaçados sem usar aparelho e com uso de facetas de cerâmica. Leia o nosso artigo sobre o tema e veja vários exemplos.

Qual é a melhor idade para ver um Ortodontista?

Se está interessado em melhorar a aparência do seu sorriso então qualquer idade é indicada para ver um Ortodontista. As crianças poderão ser encaminhadas para uma primeira consulta a partir dos 7 anos.

Como é que eu posso saber se o meu filho precisa de tratamento Ortodôntico?

É normalmente difícil para um leigo determinar se o tratamento é necessário ou não porque há muitos problemas que podem ocorrer apesar dos dentes da frente aparentarem estar direitos, por outro lado

também alguns problemas que aparentam ser bastante complicados e precisar de um aparelho acabam por se resolver por si próprios e não precisar de tratamento.

Porque é que uma criança deve ter um check-up Ortodôntico inicial?

Por volta dos sete anos a criança deve ser vista por um Ortodontista que vai controlar tanto o crescimento dos maxilares como a posição dos dentes e ver se será necessário fazer algum tipo de tratamento no futuro. As crianças que tiverem indicação começarão o tratamento entre as idades dos 9 e14 anos.

Pode haver correções Ortodônticas a fazer na dentição de leite?

Sim, alguns problemas Ortodônticos requerem uma intervenção precoce. Se não for o caso o Ortodontista ir a segui-lo e iniciar o tratamento quando for conveniente

Durante quanto tempo terei de usar um aparelho fixo?

Isto depende obviamente dos casos e dos tipos de aparelhos selecionados sendo que hoje em dia há aparelhos que encurtam este tempo. Geralmente o tratamento dura entre 12 a 30 meses e varia com a complexidade dos casos expectativas do paciente.

O que é que são as fases um e dois do tratamento Ortodôntico?

Fase um ou tratamento Interceptivo Dirigido a detectar e tratar alterações ortodônticas moderadas a severas em pacientes jovens, criando condições mais favoráveis para a segunda fase do tratamento.

A fase um aproveita o rápido ritmo de crescimento das idades mais jovens para transformar um problema Ortodôntico difícil de resolver num de mais fácil tratamento, podendo por exemplo eliminar a necessidade de extrações dentárias ou mesmo cirurgia do maxilar e encurtar o tempo de duração da fase dois.

Esta fase começa normalmente por volta dos 8-9 anos.

Fase dois começa quando todos os dentes permanentes já estão erupcionados e dura normalmente cerca de 18 meses

O Aparelho Fixo (brackets) dói?

O tratamento Ortodôntico evoluiu bastante nos últimos anos, as novas tecnologias permitem-nos usar forças mais fracas para movimentar os dentes durante um período mais curto de tempo. O expectável é que tenha os seus dentes ligeiramente sensíveis por alguns dias após a colocação do aparelho e após cada ajuste sendo que esta sensibilidade passa com o analgésico vulgar tipo paracetamol. Os brackets hoje em dia são mais pequenos, mais confortáveis e usam uma tecnologia que reduz o desconforto.

Durante quanto tempo tenho que usar contenções após o tratamento?

É aconselhável usar os contenções quer removíveis quer fixas para manter os seus dentes no lugar após o tratamento Ortodôntico (os dentes tem memória e sem esta contenção eles podem movimentar-se procurando a posição inicial).

Enquanto estou com o aparelho preciso de continuar a ir ao meu dentista?

Sim é necessário no mínimo uma consulta anual de revisão e duas consultas de higiene oral

Como é que eu posso prevenir caries e manchas brancas dos meus dentes durante o tratamento?

Escovar sempre os dentes após cada refeição com uma pasta com flúor e usar o fio dental pelo menos uma vez por dia. Durante o tratamento tentar evitar alimentos com muito açúcar.