Casos de Mini-Lifting do Sorriso com Facetas de Cerâmica

Artigos de Opinião » Casos de Mini-Lifting do Sorriso com Facetas de Cerâmica

Na área da Estética Oral temos hoje em dia instrumentos, dos quais as facetas de cerâmica são a técnica estrela, que nos permitem um rejuvenescimento do sorriso e reversão dos sinais de envelhecimento dos dentes (a que eu chamo “rugas dos dentes” e que compreendem alterações de cor, pequenas fraturas, desgastes dentários com encurtamento dos dentes, imperfeições do esmalte, etc).

Recorro, sempre que possível às Facetas de Cerâmica, pela naturalidade dos resultados, estética máxima e desgaste dentário mínimo.

Mini-Lifting do Sorriso com Facetas de Cerâmica

Hoje venho falar de um procedimento específico: o Mini-Lifting do Sorriso com Facetas de Cerâmica a propósito de vários dos meus casos que adiante partilharei.

O Lifting do Sorriso não é um tratamento Standard podendo variar de casos com intervenção mínima (O Mini-Lifting em que são colocadas apenas 2 Facetas de Cerâmica nos incisivos centrais superiores, associada normalmente a Branqueamento Dentário), a casos com 4 facetas (nos incisivos superiores), 6 facetas (de canino a canino) ou o clássico Lifting do Sorriso com 10 facetas (de 2o pré-molar a 2o pré-molar superior).

O Mini-Lifting está normalmente indicado em pacientes de idade mais jovem mas que apresentam sinais localizados de envelhecimento precoce do seu sorriso. Muitas vezes estes sinais estão localizados nos incisivos centrais superiores que são os “actores principais” do sorriso.

Conseguimos ótimos resultados com 2 facetas nos incisivos centrais associadas a branqueamento dos restantes dentes.

Vamos ver uma série de casos nos quais foi feito este procedimento (todos os nomes são fictícios):

Caso da Luisa

Comecemos pelo caso da Luisa : tratava-se de uma paciente extremamente jovem e bonita com altíssima exigência estética.

Vinha com a ideia de fazer um lifting do sorriso completo (com 10 facetas) e foi bastante difícil convencê-la que era um tratamento exagerado para o seu caso, que eu não lho faria, mas que com certeza encontraria alguém que lho fizesse se continuasse a insistir.

É dever do Médico zelar pelos interesses e saúde dos seus pacientes e encontrar sempre o mínimo tratamento para o máximo resultado que, neste caso, era o Mini-Lifting. Foi o que se fez, Branqueamento Dentário e correção dos sinais de envelhecimento prematuro dos 2 incisivos centrais com facetas de cerâmica, com os resultados que podem ver e que deixaram, tanto a mim como à paciente, muito satisfeitas.

Veja aqui o caso

Caso da Laura

O segundo caso é o da Laura: Paciente já noutra faixa etária que apresentava um sorriso um pouco amarelecido e com os incisivos centrais envelhecidos estando os restantes dentes sem alterações. Foi feito Mini-Lifting do Sorriso com 2 Facetas de Cerâmica e Branqueamento Dentário com um ótimo resultado.

Veja aqui o caso

Caso da Margarida

O terceiro é o da Margarida que nos procurou para saber o que propunhamos para melhorar a estética do sorriso e corrigir as manchas e imperfeições do esmalte que apresentava em vários dentes mas que eram maiores e mais notórias nos incisivos centrais superiores. O Mini-lifting foi o tratamento sugerido e o resultado excelente.

Pedimos à Margarida que respondesse a um pequeno questionário para sabermos como tinha vivenciado toda a experiência e o que achava dos resultados.

Veja aqui o caso

Questionário da Margarida

1.Como soube de nós?
Conheci o trabalho da Dra. Paula através da internet, mais precisamente no facebook.

2.Qual foi o motivo da consulta?
Os meus dentes da frente, especialmente os superiores, tinham uma mancha branca, opaca, que ocupava grande parte da sua superfície, tornando-se bastante inestética. Nos inferiores essa mancha também era visível, tanto que um dos frontais já se encontrava partido na direção dessa mesma mancha.

Confesso que não tinha grandes complexos, porque sempre me vi assim mas ambicionava ter um sorriso livre daqueles incómodos.

3.Que tipo de intervenção fez?
Inicialmente fiz um branqueamento dentário ao qual se seguiu a colocação de duas facetas de cerâmica nos dentes superiores e uma micro-faceta num inferior.

4.Como é que decorreu o processo?
Fui à primeira consulta em Dezembro, onde a Dra. Paula me explicou todos os procedimentos possíveis para a resolução do meu caso. Desde a primeira consulta até à colocação das facetas definitivas passaram-se apenas 3 meses. Foi um processo rápido e simples, sem dor nem momentos de qualquer tipo de recuperação.

O maior constrangimento aconteceu enquanto tinha as facetas provisórias, pois não podia trincar a comida normalmente, de resto, sem problemas.De salientar o enorme profissionalismo e a simpatia da equipa que me acompanhou, extremamente prestáveis!

5.O que é que esta mudança veio trazer à sua vida?
Um sorriso novo, definitivamente! Já havia usado aparelho ortodôntico, fixo, e quando o tirei não senti este impacto.Eu tinha um truque de posição dos lábios, quando sorria, para as fotos, por exemplo, que encobria as manchas nos dentes. Agora faço questão de sorrir com os dentes bem “à mostra”.

Quando saí do consultório da Dra. Paula, com as facetas definitivas, desci os nove pisos no elevador “colada” ao espelho! Era quase como se não acreditasse que aquele reflexo era meu! Os dentes fazem toda a diferença no aspeto de uma pessoa, sem dúvida!

6.Como é que os outros passaram a vê-la?
A minha família sabia que eu iria realizar esta intervenção. Gostaram bastante do resultado final e disseram que, apesar de acharem que as manchas não perturbavam o sorriso, as facetas novas faziam toda a diferença.

Nos que desconheciam houve quem achasse que eu estava diferente mas sem saber identificar a diferença e houve, também, quem perguntasse o que é que eu tinha feito aos dentes, se tinha sido um branqueamento, nunca imaginando qual tinha sido realmente a intervenção.

A opinião é unânime – fiquei mais bonita! E, acrescento eu, mais feliz!

Caso da Patrícia

Finalmente o caso da Patrícia, um pouco semelhante ao anterior, em que os incisivos centrais apresentavam imperfeições do esmalte, espessura reduzida e, quanto à forma, não tinham o protagonismo que os incisivos centrais superiores devem ter. Mais uma vez procedemos ao Branqueamento Dentário e colocação de 2 Facetas de Cerâmica com um resultado espetacular.

Tal com com a paciente anterior pedimos à Patrícia que respondesse ao nosso questionário .

Veja aqui o caso

Questionário da Patrícia

1.Como soube de nós?
Tomei conhecimento da vossa clinica através de um familiar próximo que sabendo que queria corrigir os meus dentes me mostrou o vosso site e os resultados do antes e depois que nele se encontram.

2.Qual foi o motivo da consulta?
Essencialmente por não me sentir bem com os meus dentes (incisivos superiores), um estava ligeiramente partido e ambos estavam a ficar “transparentes” o que me provocava alguma sensibilidade e em situações pontuais alguma vergonha quando sorria, esteticamente não estavam bonitos.

O branqueamento também era algo que procurava, ter os dentes mais brancos e com um aspeto mais saudável era algo que sempre quis fazer em outros consultórios dentários e me foi sempre rejeitada essa hipótese alegando que por beber café o branqueamento não duraria tempo nenhum. Estes foram os fatores principais que me levaram a procurar a “ajuda” da Dra. Paula, no entanto existiam outros fatores que necessitavam de intervenção como tratar algumas cáries e a extração dos sisos.

3.Que tipo de intervenção fez?
Além do tratamento das cáries e da extração de 4 sisos realizei o chamado “Lifting no sorriso” que consistiu primeiramente num branqueamento dentário e posteriormente na aplicação de duas facetas nos incisivos superiores.

4.Como é que decorreu o processo?
Realizei todo o processo em poucos meses, sem complicações.Inicialmente fui a uma consulta de higiene oral onde pude “reaprender” a escovar os dentes de forma a minimizar a placa bacteriana e ter uma higiene oral mais rica. Posteriormente a esta consulta, fiz os moldes e comecei o branqueamento (em casa).

Finalmente pus as facetas (primeiro umas provisórias depois as definitivas).

Todos os procedimentos foram fáceis mesmo os que me competiam realizar na fase do branqueamento.

5.O que é que esta mudança veio trazer á sua vida?
Esta mudança veio sobre tudo trazer-me uma lufada de ar fresco, uma auto-estima renovada e o à vontade de me poder rir sem restrições (coisa que adoro).

6.Como é que os outros passaram a vê-la?
Os mais próximos (os que sabiam do processo) ficaram contentes tal como eu com o resultado, além da intervenção não ter sido em grande escala as diferenças são notórias para melhor, claro!

Os mais distraídos dizem-me “estás diferente, o que fizeste?” e sai-me um sorriso rasgado em tom de resposta. Acredito que os “outros” passaram a ver-me bem mais Feliz!