Manchas nos Dentes – Causas, Tipos e Soluções para Voltar a Sorrir

Artigos de Opinião » Manchas nos Dentes – Causas, Tipos e Soluções para Voltar a Sorrir
Neste caso a estética do sorriso estava completamente arruinada pelo escurecimento extremo do Incisivo Central Superior Esquerdo e pela presença de várias reconstruções a compósito muito manchadas. Resolvemos o caso com: Retratamento de canal do Incisivo e Branqueamento Interno com Microscópio Clínico. (fundamental para revertermos completamente o escurecimento e termos este dente à cor dos vizinhos) 2 Facetas de Cerâmica nos Incisivos Centrais. Obturações a compósito dos Incisivos Laterais. O resultado foi excelente e muito natural

As manchas nos dentes são altamente inestéticas e motivo frequente de consulta no dentista, neste artigo veremos: Causas de descoloração dentária; Causas de manchas dentárias; Como remover as manchas dentárias.

Os dentes podem apresentar alterações de cor e manchas dentárias por muitas razões, incluindo: 

  • certos alimentos e bebidas, 
  • higiene oral deficiente, 
  • idade, 
  • medicação, 
  • uso de aparelhos ortodônticos fixos, etc..

Estas manchas podem ocorrer na superfície do dente, sendo facilmente removidas, são as manchas extrínsecas ou no interior do próprio esmalte dentário ou abaixo deste causando alteração da coloração intrínseca do dente.

Tipos de Manchas Dentárias

Manchas extrínsecas: 

Estas consistem na pigmentação da superfície do dente e ocorre por pigmentação da placa bacteriana e tártaro devido ao consumo de certos alimentos ou bebidas, como chá ou café, tabaco, etc. 

Este tipo de manchas são facilmente removidas na consulta de Higiene Oral e a sua prevenção faz-se por uma boa técnica de higiene oral (se a placa bacteriana for removida todos os dias os dentes mancham muito menos) e pela diminuição ou paragem de consumo dos agentes pigmentantes.

Manchas intrínsecas: 

Como o nome indica, afetam a própria estrutura dentária, ou seja, dentro do dente: 

  • As manchas por excesso de consumo de flúor, certas doenças e viroses, uso de alguns antibióticos como a Tetraciclina, durante o crescimento até aos 8-10 anos (enquanto o dente ainda não erupcionou).
  • Escurecimento do dente por traumatismo ou tratamento de canal antigo. Este tipo de alteração da cor responde muito bem a tratamentos de branqueamento interno. Ver caso Exemplo de Branqueamento Interno

Para remover estas manchas intrínsecas o profissional pode recorrer a Facetas de cerâmica ou a restaurações diretas a compósito. Ver caso exemplo de Facetas de cerâmica para resolver manchas intrínsecas

Manchas dos dentes relacionadas com a idade 

Estas são normalmente uma combinação das duas anteriores. 

Com a idade, a espessura do esmalte vai diminuindo por desgaste e transparece a camada seguinte do dente: a Dentina que é mais amarelada e que também vai ficando mais escura com a idade. A esta alteração intrínseca da cor dos dentes vão-se juntar manchas extrínsecas sendo resultado um sorriso progressivamente mais amarelado e manchado como pode ver o caso Lifting do Sorriso bruxismo e facetas

Causas de manchas dentárias

Há muitas causas de alteração da coloração dos dentes, algumas que podem ser prevenidas e outras que estão fora do controle do paciente: 

  • Comida, bebida: café, chá, refrigerantes pigmentados, vinho tinto são algumas das causas mais frequentes de manchas dentárias.
  • Tabaco
  • Higiene oral deficiente, má técnica de escovagem e o não uso do fio dental poderão levar e levam ao aparecimento de manchas nos dentes por pigmentação da placa dentária que se forma todos os dias.
  • Trauma ou doença um dente pode escurecer na sequência de um traumatismo indicando quase sempre sofrimento da polpa do dente. Nestes casos podemos reverter o dente a sua cor inicial fazendo o tratamento de canal e branqueamento interno do mesmo.
  • Certas doenças como por exemplo uma virose que ocorra em uma criança abaixo dos oito anos (quando os dentes definitivos ainda estão em desenvolvimento) podem originar manchas nesses dentes. O uso de antibióticos, como por exemplo tetraciclina neste período, também poderá ser responsável por manchas e alterações muito extensas de vários ou todos os dentes.
  • Aparelhos dentários fixos associados a uma higiene oral deficiente. Poderão aparecer manchas brancas à volta dos brackets colados aos dentes e que se tornam bastante aparentes após a remoção do aparelho. Estas manchas são devidas a acumulação de placa bacteriana nos brackets que promove em primeiro lugar uma descalcificação do dente que dá origem às manchas brancas podendo mesmo dar origem a cáries nessas zonas. Ver caso Lifting do sorriso e harmonização do limite gengival e o Caso Correção de Dentes Extremamente Manchados com Facetas de Cerâmica.
  • Restaurações dentárias: Muitas vezes quando se trata dentes do setor anterior e não se tem o cuidado de preservar a camada exterior do esmalte, abordando o dente pela face lingual, os compósitos vão ficar visíveis na parte da frente do dente. Numa primeira fase isto até pode não ter qualquer problema, mas como sabemos os Compósitos não têm estabilidade de cor e com o tempo vão manchar tornando-se muito inestéticos. Nestes casos teremos que mudar os compósitos ou para resolvermos definitivamente a situação, recorrer às Facetas de Cerâmica Dentárias.

Como tratar as manchas dentárias

Para além do óbvio: ir regularmente a uma Consulta de Higiene Oral, ter hábitos correctos de higiene oral: escovagem e uso de fio dental, se conseguir deixar de fumar (a sua saúde agradece), consumir menos café ou chá, há várias armas ao nosso alcance para conseguir um sorriso mais branco e sem manchas.

Branqueamento dentário

Há várias formas de branquear os seus dentes recorrendo a vários tipos de produtos e métodos, com graus de eficácia e durabilidade variáveis.

Na minha clínica, e após experimentar os vários tipos de branqueamento existentes no mercado, opto geralmente pelo branqueamento em casa, por 2 semanas, durante a noite. São feitos moldes e confeccionadas moldeiras individuais que o paciente usa durante a noite com o gel branqueador. 

Os dentes normalmente começam a branquear ao fim de poucos dias, o período mínimo de duas semanas destina-se a prolongar a longevidade dos resultados. É expectável que com este método os resultados se mantenham durante três ou quatro anos.

Deixei de fazer branqueamentos no consultório, este tipo de branqueamento é muito popular entre os pacientes porque tem um resultado muito mais rápido, mas contudo geralmente regride após seis a 12 meses.

Branqueamento interno

Esta técnica permite-nos recuperar de uma forma muito pouco invasiva e rápida dentes escurecidos por trauma ou por Cáries penetrantes que afetam a polpa dentária determinando a sua necrose e posterior escurecimento do dente. 

Numa primeira fase é feito ou refeito o tratamento de canal com o microscópio clínico e o produto Branqueador é deixado dentro do dente por um período de 48/72 horas após o que se colocam neutralizador por um período de duas semanas ao fim das quais se pode restaurar definitivamente o dente.

 

Facetas de cerâmica

Esta técnica é a técnica estrela, a minha especialidade em termos de estética dentária com a qual conseguimos melhores resultados mais longevos a nível de harmonização e rejuvenescimento do sorriso.

Corrige desde alterações da cor, desgaste ou manchas do esmalte, espaços nos dentes (diastemas), dentes tortos (apinhamentos), etc..

Permite harmonizar o sorriso com procedimentos pontuais, envolvendo um ou dois dentes, ou intervenções mais extensas associadas ou não a branqueamento dentário, branqueamento interno etc.. 

Para saber o que fazer para chegarmos a um sorriso perfeito terei sempre de ver o paciente e analisar o seu caso pois há muitas variáveis envolvidas e soluções distintas.

Por essa razão respondo sempre aos meus pacientes na primeira abordagem por telefone ou email que necessito da consulta de avaliação para responder a qualquer questão. Muitos dos meus potenciais pacientes querem saber como vai ser e quanto irá custar o tratamento, mas como se entende logicamente ao ler este artigo, cada caso é um caso. 

Tudo farei para resolver o seu da melhor maneira.