Se ainda não sabe bem o que é o Lifting do Sorriso com Facetas Cerâmica Dentárias ou tem algumas dúvidas de como é o processo passo a passo, este artigo é para si, irei mencionar as diversas fases e acompanhar com imagens para que perceba exatamente quais são os passos envolvidos.
O caso da Cláudia
A Cláudia é uma paciente jovem, cujos dentes se apresentavam muito manchados pelo uso de aparelho durante muitos anos, juntamente com alguma erosão ácida.
O tratamento foi executado em cerca de 2 meses, vamos analisar todas as consultas em género de timeline para perceber o que esperar se um dia optar por estes procedimentos e tornar o seu sorriso mais harmonioso e jovem.
1. Avaliação elaboração de plano tratamento
Numa primeira consulta, após ouvir da paciente qual o motivo da consulta e quais os resultados que gostaria de atingir, foi feito um check-up geral, fotografias, radiografias e exame clínico.
À observação tínhamos:
- Manchas do esmalte bastante marcadas
- Desarmonia do contorno gengival
- Desalinhamento dentário e desvio da linha média (que não se percebe numa paciente que tenha feito Tratamento Ortodôntico durante vários anos).
Após esta consulta e a análise de todos os dados colhidos, elaboramos um plano de tratamento e orçamento.
2.Apresentação de caso
Numa segunda consulta explicamos à paciente o procedimento necessário para obter os resultados desejados, o custo do tratamento e a sua duração.
A paciente aceitou plano de tratamento pelo que foram feitos os moldes iniciais sobre os quais o técnico de laboratório iria fazer a maquete das futuras facetas.
3.Consulta de preparação dos dentes
Consulta de cerca de duas horas em que foi feito o preparo dos dentes, com desgaste mínimo da superfície dos mesmos e só pela parte da frente. Procedeu-se igualmente a regularização da linha gengival com bisturi elétrico (Gengivoplastia), muito importante do ponto de vista estético, já que havia uma assimetria, com maior exposição de gengiva à esquerda do que à direita, tornando também alguns dentes que estavam muito curtos um pouco maiores.
A imagem seguinte ilustra este passo com os dentes já com ligeiro desgaste efetuado e a regularização da linha gengival.
Após o preparo dos dentes fazem-se os moldes definitivos que seguem para o laboratório para o ceramista fazer as facetas.
Finalmente colocam-se as facetas provisórias. (que são feitas em compósito tendo por base a maquete feita previamente no laboratório e que já dão uma previsão do resultado final)
As facetas provisórias, apesar de em termos de forma já se aproximarem das definitivas, são muito diferentes destas:
- As provisórias são em compósito e as definitivas em cerâmica, sendo que a cerâmica tem muito melhor estética, resistência e estabilidade de cor.
- São todas unidas umas às outras, tendo um aspecto mais artificial e impedindo o uso de fio dental durante a fase de provisórios.
- Sendo muito mais frágeis que as definitivas há que ter bastante cuidado da fase de provisórios e não trincar alimentos com os dentes da frente já que as provisórias podem descolar.
Pode ver na imagem seguinte como a paciente saiu do consultório nesse dia, já com os provisórios colocados.
O trabalho segue para o laboratório onde as facetas são feitas de acordo com o estudo prévio, um processo que envolve muitas horas de trabalho por técnicos altamente especializados, neste tipo de procedimentos, de forma a criar facetas que sejam bonitas e naturais.
Este processo demora geralmente três semanas a um mês, após o que a paciente regressa ao consultório para uma consulta longa em que as facetas vão ser cimentadas.
4.Consulta de cimentação das facetas
Começamos por retirar os provisórios e fazer a prova das facetas definitivas em que comprovamos que as facetas estão bem adaptadas e com a estética correta após o que mostramos à paciente o resultado para sua aprovação.
Se houvesse alguma coisa a alterar, o trabalho voltaria para o laboratório e marcamos uma outra consulta.
Neste caso, assim como na maioria dos casos, a paciente aprovou resultado pelo que passámos a preparação química tanto de cerâmica das facetas como da superfície do esmalte dentário para podermos fazer a adesão da faceta ao dente com compósito.
A adesão permite que a faceta fique a fazer parte do dente, por isso não cai, apesar de ser uma estrutura muito fina e de não ter qualquer retenção mecânica.
As facetas definitivas feitas dente a dente e separadas umas das outras, tal como os dentes naturais. Após a adesão fizemos o acabamento, removendo algum excesso de compósito que fica após a cimentação, vemos como está a oclusão (forma como os dentes encaixam uns nos outros) detectando e eliminando algum contacto prematuro.
5.Consulta de Ajustes Finais e Fotos
Duas semanas após a colocação a paciente regressa ao consultório para os ajustes finais e fotografias.
Nesta fase já podemos avaliar o resultado definitivo tanto ao nível das facetas como da recuperação e adaptação das gengivas (Imediatamente após a cimentação as gengivas não estão na sua posição definitiva já que foram ligeiramente empurradas pelos provisórios durante três semanas).
Veja as fotos finais nas imagens que se seguem:
A paciente ficou muito contente com o resultado e escreveu este comentário no Facebook.
Estamos orgulhosos com o resultado e quero agradecer muito à Cláudia o poder partilhar a sua história passo a passo.