É possível ter um sorriso bonito sem Aparelho Dentário em apenas 1 mês?

É possível ter um sorriso bonito sem Aparelho Dentário em apenas 1 mês?

  • Os pacientes querem endireitar os dentes mas não querem ter que usar Aparelho dentário, com as Facetas de Cerâmica resolve-se em apenas 1 mês!

Harmonização do Sorriso sem Aparelho Dentário

As Facetas de Cerâmica possibilitam-nos, em certos casos e sempre em adultos, corrigir muitos casos de Apinhamento (dentes tortos) e outros Desalinhamentos Dentários como por exemplo Mordidas Cruzadas, Diastemas (Espaços entre os dentes), sem recurso a aparelho dentário.

A seleção dos casos é da maior importância já que queremos chegar a um resultado estéticamente bonito e natural.

Porquê sempre em adultos?

Porque, ao contrário dos casos de Facetas de Cerâmica em que os dentes estão perfeitamente alinhados e os desgastes são mínimos ou mesmo inexistentes (Veja o artigo Facetas – “Melhor é Impossível”), quando um dente está projectado para a frente e o queremos recuar é óbvio que temos que fazer desgastes um pouco maiores (que por vezes implicam tratamentos de canal prévios, isto é desvitalizar o dente) e isso estará contraindicado nas idades mais jovens.

Porque me procuram?

Muitos pacientes procuram-me porque querem endireitar os dentes mas não querem ter que usar Aparelho dentário 1,5 a 2 anos e ter que ficar com contenções no final do tratamento.

Com as Facetas de Cerâmica tem-se o resultado em apenas 1 mês, não necessita de contenções no final e pode-se, caso seja necessário, melhorar a cor, forma e estética dos dentes.

Esta técnica está indicada para todos os casos?

Nem todos os casos podem ser solucionados com esta técnica. Para não haver surpresas tudo é estudado e ensaiado antes do início do tratamento e só se avança se tivermos a certeza que vamos obter um bom resultado.

Escolhi alguns dos meus últimos casos para ilustrar as mudanças radicais que se conseguem com este tipo de tratamento tendo em conta os vários tipos de problemas referidos anteriormente.

Apinhamentos dentários (Dentes Tortos)

Caso da Manuela (nome fictício):

A paciente recusou terminantemente usar Aparelho, apesar da minha insistência para o fazer. Como o Apinhamento era muito marcado fizemos 1o a simulação do caso em modelos de gesso e constatamos que o resultado era muito satisfatório.

Veja as fotos e comentários da paciente ao tratamento feito neste link!

Caso da Rita (nome fictício):

Paciente procurou-nos para melhorar a estética do sorriso : queria ter dentes direitos sem ter que usar aparelho e corrigir as alterações de cor que alguns dentes apresentavam.

Começámos por efectuar Branqueamento Dentário de todos os dentes e Branqueamento Interno do incisivo Central superior direito que apresentava escurecimento acentuado. Tivemos que fazer tratamento de canal do canino superior esquerdo que estava mais desalinhado e por isso tinha que ser mais desgastado.

Finalizámos o caso com 6 factas de cerâmica (de canino a canino) com um resultado que nos deixou, a nós e à paciente, muitíssimo satisfeitos.

Veja as fotos no nosso site!

Caso da Joana (nome fictício):

Paciente procurou-nos porque queria ter os dentes direitos e mais brancos.

Já tinha consultado vários Dentistas que lhe disseram, e muito bem, que no seu caso não poderia usar Aparelho Ortodôntico já que as raízes dos dentes da frente eram muito curtas o que contra-indicava este tratamento.

Resolvemos o caso em 2 meses, começando por um Branqueamento Dentário seguido da colocação de 4 Facetas de cerâmica nos Incisivos do Maxilar Superior para um resultado estéticamente muito agradável e natural.

Veja as fotos no nosso site!

Mordida Cruzada

Caso do Sebastião (nome fictício):

Paciente jovem queria harmonizar o sorriso e ter os dentes mais brancos.

Começámos por fazer um Branqueamento Dentário.

Para conseguir a harmonia pretendida sem ter que usar Aparelho, corrigimos a mordida cruzada  em apenas 1 Mês com duas  facetas de cerâmica nos incisivos laterais. O contorno gengival foi igualmente harmonizado “subindo” a gengiva (gengivoplastia) ao nível dos incisivos laterais.

Veja as fotos no nosso site!

Diastemas (Espaços entre os dentes)

Caso da Francisca (nome fictício):

Paciente não gostava do seu sorriso. Queria fechar o espaço entre os incisivos centrais e corrigir a cor do incisivo central esquerdo. Apresentava igualmente ligeiro desvio do eixo deste dente.

Nestes casos, para conseguirmos um resultado natural, temos que distribuir o espaço a fechar por vários dentes. Se tivéssemos optado por encerrar o espaço só trabalhando nos 2 incisivos centrais, como infelizmente vejo muitas vezes acontecer, o resultado teria sido esteticamente muito mau, com 2 incisivos centrais quadrados e enormes, ficando pior do que o estado inicial!

Após estudo do caso nos modelos fizemos a mudança deste sorriso com um branqueamento prévio e 6 facetas de cerâmica, de canino a canino, tendo chegado a um resultado muito natural.

A paciente ficou muito contente com o seu novo sorriso o que é sempre o nosso objectivo!

Veja as fotos no nosso site!

Conclusão

Esta é uma técnica extraordinária em que a seleção dos casos é de extrema importância, ou seja, nem todos os casos tem a indicação para ser resolvidos data forma. A experiência do dentista tanto na selecção dos casos, como na execução da técnica, bem como na escolha de um técnico de laboratório de excelência é fundamental para um resultado perfeito.

Todas estas técnicas requerem algum investimento, por vezes tentar gastar menos ou fazer escolhas baseadas em orçamentos acaba por ter um resultado indesejado definitivo, que fica pior do que começou. Saiba mais no meu artigo: Dentistas Low Cost – “O Barato Sai Caro”