Endodontia (Tratamento de canal)

  • Devemos dar prioridade ao Tratamento de canal numa era em que os implantes estão da ordem do dia, com marketing agressivo!

A Endodontia é a disciplina da Medicina dentária que se dedica ao estudo e tratamento das doenças da polpa dentária (parte interna e vital do dente).

Quando este tecido é afetado, seja por fratura, cárie ou outras infeções, o Tratamento Endodôntico* é a única forma de manter o dente saudável e em função.

A Endodontia atual apresenta resultados bastante previsíveis quando alcançamos a excelência da técnica, a qual, apenas é possível, com a utilização de microscópio clínico.

A utilização do Microscópio Clinico permite uma abordagem apropriada aos canais radiculares, anatomias complicadas e à resolução de complicações através da ampliação do campo de visão.

Apesar dos resultados bastante previsíveis dos Tratamentos Endodônticos, numa pequena percentagem dos casos, pode não ser possível controlar a infeção ao nível ósseo e nessas situações poderá ser necessária uma abordagem cirúrgica – Microcirurgia Endodôntica.

A Microcirurgia Endodôntica é mais um tipo de Tratamento Endodôntico com microscópio clínico e abordagem cirúrgica direta ao local da infeção, que pode ser apenas para diagnóstico e/ou tratamento.

* Endodontia – desvitalização/tratamento dos canais