Saiba tudo sobre estética e doença periodontal!

Saiba tudo sobre estética e doença periodontal!

Ao longo da minha carreira um dos pilares da minha prática tem sido sempre atingir e manter um estado de saúde oral para os meus pacientes. Este objectivo só é conseguido por um trabalho partilhado que envolve por um lado a execução de bons tratamentos mas por outro o ensino e o imprescindível envolvimento do paciente para manter esse estado de saúde.

A Doença Periodontal

A Doença Periodontal (dos tecidos que suportam o dente: Gengiva, Ligamento e Osso) é uma condição genética que afecta uma percentagem muito significativa da população.

É o que podemos designar como “Silent Killer”, com origem na placa bacteriana e em pacientes com predesposição, vai minando lentamente os alicerces dos dentes durante anos sem dar queixas (a não ser sangramento gengival que muita gente assume, infelizmente, como normal) até que, normalmente a partir dos cinquenta anos, as manifestações são evidentes:

  • as gengivas como que “encolhem”
  • os dentes começam a ficar enormes e com espaços inestéticos entre eles
  • infeções (abcessos) de origem periodontal
  • finalmente o dente apresenta mobilidade e acaba por ter de ser extraído ou cair por si.

Não há cura para esta Doença e a única forma de desacelarar ou mesmo parar a sua evolução é a prevenção. É fundamental elevar o “QI Dentário” destes pacientes: conhecer  a evolução, causa e prevenção desta doença (tal como outras Doenças crónicas como a Diabetes ou a Hipertensão) é uma pedra basilar no controle da mesma.

Como tratar a Doença Periodontal?

Como é que isto se consegue:

  1. ensinando as corretas técnicas de escovagem e limpeza interdentária,
  2. sessões de limpeza e curetagem sub-gengival frequentes na consulta de Higiene Oral (3 ou 4 vezes por ano em vez das 2 vezes habituais).
  3. só pacientes que estejam perfeitamente controlados e com ótima Higiene devem ser considerados para outro tipo de intervenção, nomeadamente Cirurgia Periodontal.

Quando lhe dizem que não há solução para a sua condição já que é uma doença crónica e hereditária e vai acabar por perder os dentes

Pela minha experiencia isto não tem de ser necessariamente assim pois tenho visto casos bastante graves que com o nosso trabalho e educação do paciente mudam drasticamente de prognóstico.

A grande maioria das pessoas que me procuram como novos pacientes vêm por estética que, sendo um campo que me apaixona e onde tenho muita experiência, não é de todo a minha 1ª prioridade, esta é sempre devolver um estado de saúde e corrigir situações muitas vezes não diagnosticadas.

Consulta de Higiene Oral

A Consulta de Higiene Oral tem uma importância enorme na minha Clínica, quero obter bons resultados na estética ou numa reabilitação mas quero que esses resultados durem e, mesmo que não se façam tratamentos desta natureza, quero que os meus pacientes saiam da Clínica com meios e conhecimento por forma a tratar melhor de si.

Escolhi 3 casos de pacientes com Doença Periodontal

Recentemente tive dois caos de mulheres muito jovens, na casa dos vinte e tal anos, que me apareceram com depósitos tartáricos exuberantes, sangramento e dor das gengivas e que básicamente se sentiam muito mal e tinham vergonha de sorrir.

Estes 2 casos são atípicos tanto pela idade das pacientes como pelas queixas ou pela quantidade enorme de tártaro que apresentavam.

Em ambos os casos começaram por várias sessões na Consulta de Higiene Oral (feitas com anestesia local porque os dentes com forte retração gengival ficam muito sensíveis). Quando já estavam perfeitamente controladas, com um quadro periodontal completamente diferente, então corrigimos a parte estética com 4 facetas de cerâmica nos incisivos superiores.

Clique aqui nos nomes dos casos em frente: Facetas e Branqueamento & Doença Periodontal: Saúde e Estética

O 3º caso já é mais típico: paciente na casa dos cinquenta que me procurou por estética.

Começámos pelo controle da Doença Periodontal e seguidamente fez-se um Branqueamento Dentário e colocaram-se 5 facetas de cerâmica no Bloco incisivo/canino Superior.

Veja aqui as fotos do caso: Lifting do Sorriso

Escolhi estes casos um dos quais extremo para todos perceberem que podem reverter este tipo de condição. É possível ter o sorriso que sempre sonhou mesmo tendo doença periodontal.