Doença Periodontal: Saúde e Estética

Muitos pacientes me procuram por estética e todos começam pela consulta de Higiene Oral que é a base de qualquer tratamento que se queira bem feito e longevo.

Este foi o pior caso de Doença Periodontal numa paciente Jovem (33 anos) que alguma vez vi: depósitos tartáricos extensíssimos, sangramento gengival generalizado, perda de osso numa paciente extremamente jovem!!!

Sabíamos que era um caso muito difícil e que,  se queríamos ter um resultado aceitável, tínhamos que ter o total envolvimento da paciente no processo, já que o controle da Doença Periodontal depende tanto de nós como do paciente.

Foram necessárias 4 sessões de mais de 1 hora na consulta de Higiene Oral (feitas sob anestesia local) para conseguirmos controlar a situação e, felizmente, contámos com a paciente que alterou por completo os seus hábitos de Higiene Oral e percebeu a sua Doença e o que tinha de ser feito para a controlar.

Após esta fase, de se atingir um patamar estável de saúde, melhorámos a estética e a função com 4 facetas de cerâmica nos incisivos superiores, corrigindo a mordida cruzada do incisivo lateral esquerdo e alterando a forma dos dentes para tapar os triangulos escuros que vão aparecendo entre os dentes por retração da gengiva.

Como de costume entregámos à paciente um pequeno questionário relativo ao tratamento efectuado:

.Como Soube de nós?
Conheci através do facebook

.Qual foi o motivo da consulta?
Já não conseguia escovar bem os dentes por causa das dores nas gengivas, estavam inflamadas, não parava de sangrar cada vez que escovava. Não gostava do meu sorriso.

.Que intervenção fez?
Higiene oral, destartarização, extração de 2 sisos, um deles semi-incluso e colocação de 4 facetas de cerâmica nos incisivos, alinhar os dentes e eliminar triângulos escuros.

.Como correu o processo?
O processo foi rápido, com muito profissionalismo e simpatia da equipa.

.O que é que esta mudança veio trazer à sua vida?
Veio trazer mais auto-estima

.Como é que os outros passaram a vê-la?
Gostaram muito do resultado.

A minha mãe que me acompanhou todas as consultas depois de ver o resultado teve vontade de arranjar também os dentes dela mesmo sabendo que ela tem um grande pavor de ir ao dentista. O meu pai nem acreditou como pode ser tão natural e a minha tia nem se lembrava como era os meus dentes antes.

Os amigos notaram logo porque já sorria com os dentes à mostra.

 

 

  • Date: Sexta, 5 de Maio de 2017