Facetas de Porcelana : Melhor é impossível!

Facetas de Porcelana : Melhor é impossível!

  • Dentro de todas as técnicas de Reabilitação Oral e Dentisteria Cosmética as Facetas de Porcelana são de longe a minha técnica perferida e que eu uso sempre que o caso o permite.

Escolhi um dos últimos casos de mudança de sorriso com a técnica de Facetas de Porcelana para falar um pouco desta técnica em que me especializei há cerca de 20 anos e que me apaixona.

Melhor é impossível, porquê?

  • Porque as Facetas de Porcelana porporcionam os melhores resultados estéticos
  • Porque as Facetas de Porcelana requerem muito pouco desgaste dentário (por vezes nenhum) e só na parte da frente do dente (ao contrário das técnicas de Protese Fixa tradicional que requerem desgastes de 360 graus sendo muito mais invasivas).
  • Porque as  Facetas de Porcelana têm uma excelente integração ao nível da gengiva
  • Porque as Facetas de Porcelana têm uma duração de 15 a 20 anos.

Dentro de todas as técnicas de Reabilitação Oral e Dentisteria Cosmética as Facetas de Porcelana são de longe a minha técnica perferida e que eu uso sempre que o caso o permite.

É, no entanto, a técnica mais exigente, quer para o Dentista quer para o técnico de Laboratório (ceramista), não admitindo erros. Deverá sempre escolher um Dentista com extensa experiência nesta área (peça para ver fotos de antes e depois de alguns dos seus casos de Facetas de Porcelana). Trata-se de uma área muito específica de Dentisteria Cosmética dominada por poucos Dentistas, já que não faz parte da formação base tendo o próprio Dentista de investir na sua formação pós-graduada (normalmente bastante dispendiosa).

O que são as Facetas de Porcelana?

As Facetas de Porcelana já existem há muitos anos e foram possíveis graças à técnica de adesão dentária que revolucionou a nossa prática. Assim são criadas estruturas muito finas (tipo lente de contacto) em cerâmica, por serem tão finas e delicadas  só um ceramista de 1ª linha consegue, após muitas horas de trabalho artesanal, criar a nova forma e cor do dente.

Quando prontas está na altura de se fazer a prova e, se estiver tudo bem de acordo com o Dentista e o Paciente, proceder-se à sua colocação. Esta é a fase mais sensível para o Dentista: a adesão da cerâmica ao esmalte tem que ser perfeita ou então as Facetas de Porcelana vão concerteza cair! Se tudo correr como deve as Facetas de Porcelana ficarão quimicamente adesivadas ao esmalte, ficando unidas ao dente fazendo como que parte dele.

Facetas de Porcelana

Facetas de Porcelana para incisivos centrais, repare como são finas e translúcidas estas estruturas que adesivamos aos dentes

E veja o que conseguimos com estas 2 Facetas de Porcelana e um branqueamento

Quais as  indicaçoes das Facetas de Porcelana?

  1. Correção da cor dos dentes.
  2. Correção da forma dos dentes.
  3. Alterações do tamanho dos dentes.
  4. Correção de fraturas dentárias.
  5. Encerramento de espaços (diastemas) entre os dentes.
  6. Correção de apinhamento (desalinhamento dentário) sem aparelho.
  7. Rejuvenescimento do sorriso.
  8. Reposição do esmalte em casos de desgastes dentários,etc

O caso da Ana – Facetas de porcelana : Melhor é impossível!

O caso que vos quero falar hoje é o caso da Ana: que envolveu alterações da forma, tamanho, correção de apinhamento e encerramento de um espaço deixado pela falta de um canino.

A Ana (nome fictício), de 33 anos de idade, Administrativa, compareceu à minha consulta referindo que não gostava do seu sorriso e queria saber o que poderia ser feito.

Após análise cuidada do caso concluímos (eu e o meu ceramista) que se poderiam corrigir todos os pontos referidos recorrendo à colocação de 6 Facetas de Porcelana.
Procedi igualmente a gengivoplastia (realinhamento do contorno gengival para o tornar mais estético).

Nestes casos, em que temos dentes “bons” mas queremos melhorá-los estéticamente, as técnicas de prótese fixa convencional revelam-se altamente agressivas, e teríamos que desgastar uma enorme quantidade de estrutura dentária sã para conseguir algum resultado. Para mim isto é inadmissível e, durante muitos anos, fugi de o fazer porque sempre achei que o custo em “dente” era muito elevado.

Já com as Facetas de Porcelana o quadro é totalmente diferente já que os desgastes têm que ser menos profundos e só na parte da frente dos dentes (o que faz toda a diferença).

Veja a transformação do sorriso da paciente.

É sempre interessante saber como estas transformações são vivenciadas pelos pacientes pelo que fizemos à Ana  algumas perguntas:

Que tipo de intervenção fez e porquê?

Fiz uma intervenção estética, coisa que queria fazer há muito tempo, mas ainda não tinha encontrado a solução ideal. Sempre fiz alguma coisa “pelos meus dentes” porque ter um sorriso bonito é muito importante.

O que é que esta mudança veio trazer à sua vida?

Esta mudança acaba por ter impacto no meu dia a dia porque assim já posso sorrir sem medo, digamos assim. Um sorriso bonito traz-nos mais confiança e auto estima.

Qual era o seu quadro clinico e o que foi preciso?

Os meus dentes eram bastante feios, tortos, com manchas e e falta-me um canino, foi preciso fazer branqueamento e colocar 6 Facetas de Porcelana.

Como se vê hoje? Os outros notam que está diferente?

Hoje vejo-me ao espelho e gosto de sorrir e gosto de sorrir para as fotografias!!
Sim, muitas pessoas notaram a mudança e só recebi elogios.