Dentista Low Cost – “O Barato sai caro”

Artigos de Opinião » Dentista Low Cost – “O Barato sai caro”
Na área da Reabilitação Oral, Implantes e Estética Dentária o “dentista low cost” pode ser a mais cara das decisões. Mais vale fazer a Reabilitação por fases ou adiar a mesma do que se meter em trabalhos irreversíveis que vão deixá-lo pior que no início (e com menos dinheiro...).
  1. Gosta de Surfar na Net à procura da melhor promoção?
  2. Acha que é uma boa estratégia agora que resolveu finalmente fazer qualquer coisa nos seus dentes? (pelo seu sorriso?)
  3. Está à procura de Orçamentos Grátis para a sua Reabilitação Oral, Implantes ou intervenção Estética Dentária?

Todos estes pontos podem parecer, à primeira vista atrativos, mas na área da Reabilitação Oral, Implantes e Estética Dentária, o “dentista low cost” pode ser a mais cara das decisões.

Quero deixar bem claro que sou totalmente a favor de promoções: se vou a supermercado e um produto que eu habitualmente uso está a 50% do preço habitual compro logo 5 ou 6 embalagens e fico muito contente com a poupança.

Mas isto só é válido porque estou a comprar rigorosamente o mesmo produto a metade do preço, o que não acontece de forma alguma quando estamos a falar de saúde. Quando cortamos os custos, estamos a cortar a capacidade de intervenção, para o bem e para o mal, o impacto que um dentista tem sobre a boca dos seus pacientes é enorme.

Tomando este caso como exemplo “As coroas não são todas iguais…”:

A paciente recorreu a nós após lhe terem colocado uma ponte no sector lateral superior esquerdo que não foi do seu agrado. Como pode ver, a ponte tinha péssima estética. Como é obvio não era isso que a paciente queria e portanto, apesar de ter acabado de colocar e pagar esta ponte, recorreu a nós.

Para conseguir um sorriso mais bonito, natural substituímos a ponte por uma ponte de cerâmica e colocámos Facetas nos Incisivos, conseguindo assim um sorriso harmonioso, natural e de acordo com a idade da paciente.

É importante que se perceba que tratamentos muito diferentes podem ter o mesmo nome, no entanto resultados bastante dispares.

Nos meus 35 anos de prática clínica, com a saturação de mercado a nível de oferta de profissionais, o esmagar de preços a qualquer custo a que tenho assistido, vejo com muita preocupação instalar-se uma mentalidade “dentista low-cost” em deterimento da escolha rigorosa do profissional.

Para termos bons resultados nas áreas de Reabilitação oral, Implantes e Estética Dentária (facetas de cerâmica) temos que criar condições para que os mesmos sejam fiáveis:

  • Um Dentista experiente, rigoroso, que domina as técnicas e sempre investiu em formação contínua.
  • Técnicos de laboratório de 1a linha.
  • Materiais escolhidos pela sua qualidade e não por preço
  • Técnicas de esterilização rigorosas

Estas escolhas são as únicas que garantem bons resultados. Nada disto pode ser garantido por um “dentista low-Cost” onde a preocupação são só os números e redução de custos.

Quando as coisas parecem boas demais para ser verdade é provável que não sejam grande coisa.

Nunca se interrogou como é que alguém que exerça sua profissão com um mínimo de realismo nesta área pode prometer Orçamentos Grátis?

Para dar um orçamento com respectivo plano de tratamento eu preciso, no mínimo de:

  • Uma consulta de 30 minutos em que observo, colho a história do paciente, as suas queixas e espectativas, fotografo, faço check-up radiográfico e por vezes modelos de estudo.
  • Posteriormente analiso todos estes dados, discuto o caso com o técnico de laboratório e elaboro um plano de tratamento com respectivo orçamento. (esta fase demora-me entre 30 a 60 minutos)
  • Uma 2ª consulta (no mínimo 30 minutos) em que apresento o caso ao paciente com ajuda das suas fotos e de fotos de casos semelhantes, respondo às dúvidas que sempre surgem e, caso se decida avançar, marcam-se as consultas subsequentes.

Por todo este processo que me leva no mínimo 1h30, mais todo o material descartável e esterilização cobro apenas o valor que mal cobre os custos dos materiais utilizados. Não tenho qualquer ganho nesta fase mas faço-o porque tenho uma alta taxa de aceitação dos planos de tratamento propostos aos meus pacientes.

Não consigo deixar de me questionar como é que se pode sequer propor fazer este serviço grátis mas infelizmente é o muitas pessoas esperam e estão à procura.

há muitas clínicas (especialmente os franchises) que estão por todo o lado, em que tudo é feito para numa 1ª fase “fechar o negócio” o mais rápido possível, de preferência com pagamentos à cabeça de forma a que, quando o paciente se vê com um tratamento que não gosta, mesmo na fase de provisórios, já é muito tarde para recuar.

Infelizmente com bastante frequência me aparecem casos com o deste paciente, em que o interesse não foi em tratar e resolver o caso da melhor forma, mas em propor e cobrar um plano de tratamento não indicado, e com os resultados que estão à vista na foto em baixo.

Paciente de Dentista Low Cost
O resultado desastroso de um mau plano de tratamento e péssima execução técnica!

A vulnerabilidade das pessoas nas mãos de “maus profissionais” é imensa.

O paciente veio à minha consulta porque não gostou dos provisórios que lhe tinham colocado.

Nada foi feito como devia: a doença periodontal não foi controlada, o interesse foi colocar 4 coroas (neste caso provisórias mas cobrando à cabeça as defenitivas) e o que o cliente gastou foi literalmente deitado ao lixo.

Por ter pago à cabeça todo o tratamento, quando chegou à conclusão que não estava no sítio certo já era muito tarde. Infelizmente casos como este são mais frequentes do que o que se pensa.

Neste outro caso em baixo vemos como é que uma má intervenção consegue arruinar uma boca só com uma simples coroa e deixar a paciente sem vontade de sorrir durante vários anos.

Paciente de caso Dentista Low Cost
Paciente com sorriso arruinado só com uma simples coroa no incisivo central.

A capacidade de intervenção de um Dentista para o bem e para o mal é enorme.

Os casos podem ser bem ou mal resolvidos. Mais importante que uma consulta grátis é uma boa solução, o dinheiro (que com certeza é um factor muito importante), vai e vem, o tratamento fica na sua boca por muitos anos, 24h por dia.

À medida que as intervenções se tornam mais complexas e invasivas o potencial de iatrogenia sobe em flecha portanto, antes de se entregar nas mãos de alguém para uma solução de tratamento de Implantes, Reabilitação Oral ou Estética Dentária faça o seu trabalho de casa:

  • Peça ao dentista para lhe mostrar fotos de antes e depois dos seus casos
  • Tente colher informações junto dos seus pacientes (Hoje em dia é fácil com os reviews/comentários do Google Maps e das Redes Sociais)
  • Veja se se sente confortável com a pessoa que o/a vai tratar. Ouça o seu instinto!
  • Não baseie a sua decisão simplesmente em quem lhe promete o Serviço mais barato já que com certeza se vai arrepender
  • Esteja atento/a a práticas comerciais agressivas e intimidatórias que procuram pagamentos imediatos à cabeça em especial com recurso a crédito

Mais vale fazer a Reabilitação por fases ou adiar a mesma do que se meter em trabalhos irreversíveis que vão deixá-lo pior que no início e principalmente com menos dinheiro que era a sua grande preocupação inicial.