Dentes com Rugas – Revista Máxima

Artigos de Opinião » Dentes com Rugas – Revista Máxima
Dentes com Rugas - Revista Máxima

Arco do Triunfo

Para dentes com “rugas” as facetas de cerâmica apagam os sinais do tempo com desgastes dentários mínimos. 

Já imaginou poder atrasar o relógio do tempo dos seus dentes, de forma eficaz? Ou corrigir e harmonizar a dentição, total ou parcialmente? Tudo de forma a ganhar um sorriso mais bonito, rejuvenescido e cristalino? Pois saiba que os sonhos já são possíveis de realizar. O lifting do sorriso com facetas de cerâmica, uma técnica da dentisteria cosmética, devolve-lhe a confiança e torna-a mais segura. Eleva-lhe a auto-estima. E os outros reparam que está naturalmente mais bonita do que nunca! Fantástica!

O que são as facetas de cerâmica

São lâminas de cerâmica muito finas, que são aplicadas sobre os dentes depois destes serem preparados e moldados para o efeito. Paula Sequeiros, médicaespecializada em estomatologia, cirurgia maxilo-facial e estética dentária, com vários anos de experiência na área, chama-lhes “lentes de contacto” e escreve a colocação destas como técnica eficaz “que devolve ao dente um aspecto de 20 anos, e cujo resultado se pode manter por 15 a 20 anos, ou mais”.

Prática e versátil, é infalível ao nível do rejuvenescimento e na correcção estética de dentes partidos, tortos e com alterações de cor, ou com espaços desproporcionados entre eles. “Uma vez que se trata de uma película muito fina, a faceta vai buscar ao dente muitas das suas características, quer de opacidade quer de aspecto ”comenta a especialista explicando que, por esta mesma razão, o resultado “é de uma naturalidade absoluta”.

 Vantagens

“É uma técnica pouco invasiva, comparada com outras, nomeadamente com a prótese fixa tradicional, as chamadas ‘coroas’, em que os desgates dentários são maiores. Nas facetas, os desgastes são mínimos, uma vez que a faceta é adesivada apenas à parte da frente do dente, comportando-se como um esmalte sintético que se funde com o esmalte do dente Sandy natural, passando a fazer parte integrante deste”, prossegue lembrando que este método pode ser aplicado de forma parcial, convivendo desta forma com dentes naturais e implantes dentários. Por outro lado “as facetas têm um efeito camaleónico, integram-se no dente, apresentando margens invisíveis que são colocadas supra-gengivalmente, o que permite uma relação harmoniosa e perfeita com a gengiva”.

Indicação e condições

O que é preciso para usar esta técnica e o que é prometido? No primeiro caso, “ter dentes em estado aproveitável”. No segundo, “reverter todos os sinais de idade, mas não só”. Além do rejuvenescimento, em alguns casos é possivel endireitar dentes e fechar os espaços existentes entre eles. “A panóplia de indicações desta técnica é enorme, mas o principal e o que é realmente fantástico é a parte do anti-aging”, diz Paula Sequeiros.

Os dentes não se mantêm mais saudáveis por terem facetas, mas este pode ser um meio de consciencialização ou reforço para os cuidados de higiene diários com a boca.

Quanto Elle às condições ou requisitos necessários para a colocação das facetas de cerânica, no fundo é ter dentes em relativo bom estado, o que, segundo Paula Sequeiros, acontece actualmente num número crescente de pessoas.

 Diagnóstico e planeamento

Na primeira consulta, a médica focaliza-se na pessoa que tem à sua frente. Observa como ela fala e sorri, ou se tenta esconder o sorriso e fica a saber que expectativas é que ela tem relativamente ao tratamento. A recolha de dados inclui ainda radiografias e fotografias dos dentes e da face e, por fim, são feitos os moldes dos dentes. Com base neste material recolhido, a médica traça um plano de tratamento e ambos são enviados posteriormente para o protésico, cujo papel é fundamental. Os dois juntos trocam ideias sobre cada caso clínico e chegam a um plano definitivo, com mais ou menos ajustes pelo meio.

Na segunda consulta, o paciente é colocado a par do plano de tratamento. “É-lhe mostrado como ficará, sendo-lhe apresentados casos semelhantes, com o antes e o depois, e uma simulação do caso dele em concreto através de modelos na forma de enceramento. “Por esta altura, é-lhe comunicado o custo do trabalho e as consultas necessárias até à colocação das facetas. Se estiver tudo bem, isto é, se não forem necessários tratamentos-base como higienização ou tratamento de cáries, o processo de colocação das facetas é rápido.

ELAS ESTÃO MAIS CONFIANTES

Paula, 35 anos, gestora

Que tipo de intervenção fez e porquê?

Coloquei oito facetas à frente no maxilar superior, após intervenção cirúrgica nas gengivas e um branqueamento dos dentes. Tinha dentes tortos, os caninos

salientes e alguns dentes envelhecidos.

O que é que esta mudança veio trazer à sua vida?

Estou muito satisfeita com o processo, a cada passo as diferenças para melhor são notórias.

Como é que os outros passaram a vê-la?

Os que acompanharam o processo estão surpreendidos com o resultado.

Quem não sabe diz que estou diferente mas não identifica a razão.

Susana, 41 anos, gestora

Qual era o seu quadro clínico e o que foi preciso fazer?

Fiz um branqueamento dos dentes e coloquei quatro facetas à frente no maxilar superior. Tinha apenas os dentes envelhecidos.

Como é que se vê hoje?

Com um sorriso lindo! Mais confiante, sem dúvida.

Os outros notam que está diferente?

Sem dúvida. As pessoas que sabiam o que eu estava a fazer acharam o resultado fantástico, os outros que desconheciam comentaram que eu estava diferente mas não conseguiam identificar porquê.

 Autor: Júlia Serrão
Fonte: Clínica Sanoral
Data: Junho de 2009